segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Etapas da Colação de Grau

Por acharmos essa matéria interessante, trouxemos para cá, para dividir com vocês.


ETAPAS:



1. Composição da Mesa de Honra


2. Abertura da Solenidade, pelo (a) Reitor (a)


3. Entrada dos (as) formandos (as) com o (a) Paraninfo (a)


4. Hino Nacional


5. Hino do Instituto - se tiver


6. Juramento


7. Entrega dos diplomas


8. Discurso do (a) Orador (a)


9. Entrega das placas aos (às) homenageados (as)


10. Discurso do (a) Paraninfo (a) - apenas um


11. Encerramento pelo (a) Reitor (a)




• REQUISITOS PARA COLAÇÃO DE GRAU:



Faz jus ao recebimento de grau acadêmico e ao correspondente Diploma o aluno regular que concluir curso de graduação com observância das normas legais pertinentes.



A Colação de Grau dar-se-á, necessariamente, mediante solicitação formal do aluno concluinte. O pedido da colação de grau deverá ser protocolado pelo interessado, no mínimo 06 (seis) meses antes da conclusão do curso, na época prevista em Calendário Acadêmico.




• COMPETÊNCIA:



A Outorga de Grau compete ao Reitor, sendo que, em seus impedimentos, deverá ser obedecida a seguinte hierarquia, por delegação de competência:



- Ao Vice-Reitor;
- Aos Decanos;
- Aos Diretores de Núcleos, Campi e Centros Acadêmicos.




• DISPENSA:



Não haverá dispensa de colação de grau, uma vez que a realização desta é condição imprescindível para a emissão do correspondente diploma.




• TIPOS DE OUTORGA DE GRAU



Solene:


É realizada com veste talar (toga) e com a presença de um paraninfo, homenageados e orador, em local escolhido pelos formandos e em data e horário a serem definidos entre o Cerimonial da UCS com as comissões de formatura. As datas e os horários serão estabelecidos através de sorteio.



Não-Solene:


É realizada em local designado pela Instituição, em dias úteis, congregando alunos de vários cursos ou com todos os alunos de um três mesmo curso. Não é utilizada veste talar e não são indicados paraninfos, homenageados e oradores.



Gabinete:


É realizada no Gabinete do Reitor, nos casos em que o formando não pôde comparecer, por motivo imperioso, à formatura solene ou não-solene.




• COLAÇÃO DE GRAU SOLENE



Nome da Turma (opcional):


O nome de turma, em geral, é um professor ou profissional da área, que, através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome. A pessoa escolhida não terá tempo disponível para realizar discurso durante a colação de grau.



Paraninfo:


É o padrinho da turma e quem, formalmente, recomendará o bom desempenho dos formandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.



Patrono:


É um professor que se destaca do corpo científico da área do Curso, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. O patrono significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens; porém, a figura do mesmo não é obrigatória. O patrono não discursa na cerimônia de colação de grau.



Professor e Funcionário Homenageados (opcional):


Os homenageados são pessoas que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas, tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos, e por isso mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma. Cada turma poderá homenagear um professor e um funcionário. Estes, não realizam discurso durante a cerimônia de colação de grau.



Orador da Turma:


Os formandos escolherão, dentre eles, o seu orador. A responsabilidade do orador é elaborar um discurso à altura da importância da solenidade. É aconselhável que o orador apresente antecipadamente o discurso à turma para aprovação, uma vez que estará falando em nome de todos. O discurso não poderá ultrapassar, sob qualquer hipótese, o tempo limite de dez minutos; sendo que no final do mesmo, o orador fará o requerimento de colação de grau.



Juramentista:


Os formandos escolherão, dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento durante a solenidade de Colação de Grau.



• QUEM FAZ USO DA PALAVRA?



Algumas personalidades têm voz obrigatória; o presidente da mesa, o paraninfo, o orador da turma, o juramentista, o orador da homenagem aos pais e outras personalidades enumeradas pelo protocolo, farão uso da palavra durante a cerimônia de colação de grau.




Matéria produzida por Luciana Lima, exclusivamente para o Portal Formatura.


Em concordância com os dispositivos da Lei N° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, esse texto só poderá ser reproduzido de forma parcial ou integral, mediante prévia e expressa autorização da autora.


Ainda, conforme prevê a referida lei, a falta de indicação do nome da autora e fonte de origem acarretará em responsabilização por danos morais e materiais.


Autora: Luciana Lima


Fonte de origem: www.formatura.com.br


E-mail de contato: materias@formatura.com.br


Nenhum comentário: