quinta-feira, 30 de julho de 2009

Consciência Verde - Tenha a Sua!


Muito ao contrário do que muitos pensam e falam, preocupação com o meio ambiente não está na moda, é simplesmente necessária para que, a relação Natureza x Sociedade se reestabeleça e possamos manter a vida com saúde e prosperidade. Preservar o meio ambiente deve ser um hábito para todos, uma vez que, dependemos diretamente do mesmo para sobrevivência, então pensando nisso, a Design Fomraturas dá umas dicas de sustentabilidade muito comumente repassadas de ONGs e outros orgãos e empresas que se preocupam com a preservação ambiental e sustentabilidade. Aí vai:

1- Separe e recicle seu lixo, lembre-se, ele é seu, você o produziu. Procure fazer uma coleta seletiva junto a administração da sua cidade, caso não haja um programa específico, tome iniciativa e mobilize seu condomínio ou comunidade para coletar seletivamente o lixo. Mantenha sua cidade limpa. Seja um líder.

2- Preserve as árvores, elas não pertencem só à você. As mesmas, são indispensáveis para o equilíbrio ecológico e essenciais à vida, alé de que sem elas o planeta fica sem graça.

3- Utilize sacolas de pano recicladas, além de muito bonitas e resistentes, são ecológicamente responsáveis, assim como você também deve ser. A sacola plástica de supermercado, é uma das principais causas de poluição de rios e matas. Inove-se.

4- Cuidado com o óleo que você usa, poucos litros dele podem poluir milhões de litros de água. Separe todo o seu óleo em uma garrafa pet e depois encaminhe-o para a coleta seletiva ou postos autorizados. Acredite, o óleo é extremamente nocivo à natureza se manuseado indevidamente.

5- Apague lâmpadas e equipamentos elétricos que não estejam sendo utilizados. Além de você economizar na conta, você evita desperdiço de energia, a qual já não é mais abundante. Evite passar tanta roupa, prefira as mais práticas, desligue o computador e a TV e leia um livro, são econômicos e extremamente favoráveis ao seu intelecto.

6- Não faça fogueiras, queimar lixo ou nossas matas não é solução para seus problemas, utilize as dicas 1 e 2 e faça sua parte. Você queimaria sua casa? Não né?

7- Faça manutenção na tubulação de água de sua casa, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Economize seu bolso e o meio ambiente, pois daqui a alguns anos, se a água realmente estiver ainda mais escaça, você vai lembrar -"Poderia ter economizado enquanto tinha".

8- Vá de carona ou dê. Muitos carros ao mesmo tempo engarrafa o trânsito, desperdiça combústível de todos e ainda emite uma quantidade muito elevada de CO2, prejudicando ainda mais nosso amigo Ozônio. Existem coletivos para tornar sua vida mais econômica e sustentável, aproveite.

9- Dê preferência de consumo à empresas com responsabilidade social e ambiental, essas sim, se preocupam com você e com o que você anda fazendo para proteger o nosso planeta. Invista em consciência, exija excelência.

10- Além dessas dicas e muitas outras que cabem à vocês compartilhar com todos, postando em vários blogs e redes sociais inclusive aqui, vocês devem praticar essas idéias e torná-las um hábito saudável e indispensável para o nosso futuro. Seja Humano. Faça sua parte.

Design Formaturas, 25 anos evoluindo com você.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dicas para fugir de armadilhas

E ai pessoal, tudo bem?

Bom,

Fique atento! Ai vão algumas dicas do que é verdade e do que é mentira dentro do mercado de formaturas. São 11 dicas básicas que valem a pena serem seguidas.

--1. A empresa de formatura sólida deve possuir uma estrutura atualizada e marcante na realização de seus eventos, por isso observem sempre não só a simpatia, mas também o passado de uma empresa organizadora de eventos.

--2. Peça sempre a empresa o que há de novo no mercado para que seu evento nao fique ultrapassado. Cabe à turma optar pelo novo ou pelo tradicional.

--3. Tempo de mercado é muito importante para constatar maior credibilidade na realização de se evento.

--4. Desconfiem de preços extremamente baratos e se a empresa terceirza muitos e/ou seus principais serviços ( cuidado com milagres). Muitas vezes o barato sai caro depois.

--5. O valor de seu orçamento poderá variar muito, dependendo da escolha do salão, tipo de decoração, modelo de convites e quantidades, locação de espaço e etc.

--6. Os vendedores devem insistir para que a comissão conheça a empresa. Não acredite que o vendedor é bonzinho e fará todo o atendimento na faculdade sempre que for solicitado. Visite a empresa antes do fechamento do contrato, até pra ter uma idéia real da estrutura da empresa.

--7. Toda empresa bem preparada deve possuir seus departamentos e responsáveis, uma única pessoa é incapaz de responder por tudo e dar bom atendimento.

--8. Veja fotos e modelos de convites anteriores, para reconhecer a qualidade do material apresentado pela empresa.

--9. Observe se a capacidade do salão escolhido será suficiente para o número de formandos e convidados.

--10. A empresa de formatura deve orientar a comissão quanto às decisões e possíveis mudanças, pois representam toda a turma.

--11. Avalie com cuidado o contrato a ser assinado, acompanhe o processo e exija riqueza de detalhes no serviço a ser acordado.


Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil se preservar das armadilhas que a organização de uma formatura oferece. Boa sorte!


Design Formaturas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Universidade, Centro Universitário e Faculdade


Você estuda em uma Universidade, num Centro Universitário ou numa Faculdade?
- Sei lá, é tudo a mesma coisa.
Não é não. Os três tipos de instituições de ensino superior possuem diferenças básicas em suas práticas de aprendizado dentro e fora delas, assim como a gama de cursos e áreas do conhecimento que cada uma abrange. Então, para tirar suas dúvidas, a Design Formaturas descreve cada instituição e mostra algumas diferenças básicas para você. Confira!

Universidade: É uma instituição pluridisciplinar, ou seja, ensina, pesquisa e faz extensão de diversas disciplinas de formação profissional de nível superior. Numa universidade você encontra serviços de educação para graduação e pós-graduação. Por sua vez, essas, têm autonomia para executar suas finalidades, sob estrita observância ao texto constitucional. Possuem uma grande gama de cursos de diferentes áreas do conhecimento e possui "autoridade" institucional maior que um Centro Universitário.

Centro Universitário: É uma categoria de instituições de ensino superior que são pluricurriculares e abrangem diversas áreas do conhecimento, caracterizando-se pela excelência do ensino oferecido, devidamente comprovada pela qualificação e formação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho e desenvolvimento educacional acadêmico oferecidas à comunidade estudantil, dentro das normas estabelecidas e exigidas pelo Ministério da Educação para o seu devido credenciamento. Sendo assim, esses centros são futuras universidades, ou seja, é o conjunto de faculdades que praticam funções semelhantes as universidades e planejam crescer em conjunto. São vários cursos, de diversas áreas reunidos para atender além de seus integrantes, também a sociedade. As palavras-chave são: Integração e Contribuição.

Faculdade: É uma unidade "orgânica" de conhecimento superior, a qual, quando em conjunto, forma o que denominamos de Universidade ou até mesmo os Centros Universitários. Por exemplo, sua faculdade pode ser Administração, Direito, Medicina, Arquitetura, Engenharia e tantas outras. No Brasil, é comum denominarmos faculdade, unidades institucionais singulares de conhecimento, ou seja, aquelas que se dedicam em ensinar determinada ciência em seus diferentes cursos. É denominada em países como a Europa, "Unidade Orgânica".



- Resumindo a diferença dessas três importantes instituições de ensino superior, uma ordem "hierárquica" cabível seria: Universidade, Centro Universitário e Faculdade. Ou seja, para se tornar uma universidade, apesar de ter autonomias similares a mesma, um centro universitário, o qual é um conjunto de faculdades integradas que, em conjunto, praticam ensino, pesquisa e extensão em suas áreas científicas e de conhecimento abrangidas, precisa de tempo em suas práticas e seguir todas as exigências institucionais do MEC e do Ministério da Educação. De qualquer forma não quer dizer que, se você faz faculdade ou centro universitário, terá seu diploma visto como menos importante, afinal essa divisão em suma, é feita mais em nosso país, diferente por exemplo da Europa, onde as faculdades são unidades orgânicas independentes, porém retidas pela universidade, sendo as mesmas vinculadas a ela.

Independente da instituição na qual você estuda, se esforce e não desista. Lembre-se, todo esforço é seguido da recompensa.



Design Formaturas


25 anos realizando sonhos.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O ABC da Formatura.


Mesmo que vocês estejam no primeiro período da faculdade, universidade ou centro universitário, acreditem: já é hora de saber o que lhes espera ao final dessa etapa tão importante na vida. Pensando nisso, postaremos hoje, um mini glossário com termos importantes que vocês precisam saber, a seguir:

Colação de Grau: É uma cerimônia formal que celebra a entrega de um título ou grau a um estudante, após a conclusão de seu curso.

Baile de Gala: É a grande festa que acontece após a colação, podendo ser no mesmo dia ou como é normalmente, em outro dia. É o dia em que os novos profissionais celebram de modo mais informal a conquista do profissionalismo.

Comissão de Formatura: É uma equipe de alunos, representantes da turma interessada em organizar sua colação e baile, sendo que, essa equipe fica responsável pela contratação e todos os processos provenientes de uma empresa de formaturas, administrando todo o fluxo do investimento e cobrando da mesma, o cumprimento de todas as cláusulas e acordos fechados. A característica principal dos integrantes da comissão é a liderança.

Paraninfo: É a pessoa que se destacou na formação da turma e em geral é de grande competência, reconhecimento e necessariamente admirada por todos ou maior parte dos formandos. O paraninfo é escolhido normalmente por eleição interna da turma.

Patrono: Ao se formar, a turma começa a ser chamada pelo nome de um professor ou profissional reconhecido e de prestígio, habitualmente na área de formação dos formandos. Essa pessoa é o Patrono da turma, sendo escolhido também normalmente por uma eleição.

Orador: É o aluno escolhido pela turma para representar os demais formandos, através de um discurso que normalmente envolve agradecimentos, homenagens e histórias ao longo dos anos de curso. A pessoa escolhida, normalmente foi um aluno de destaque durante o curso.

Mesa Diretora: É formada por professores e autoridades da instituição de ensino, sendo que, alguns membros têm lugar assegurado pelo protocolo acadêmico. A secretaria acadêmica da instituição de ensino superior normalmente ajuda na composição da mesa.
Sendo assim, tendo anotado a "cartilha", vocês estão prontos para decidir e fazer a escolha certa.




Quando pensar em formatura... pense Design.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Escolha certa!


O formandos e amigos. Segue neste post algumas dicas interessantes e essenciais para vocês acertarem na escolha da empresa que realizará os seus sonhos.

1. Busquem escolher uma empresa experiente e que atue no mercado de formaturas de forma séria e competente. Verifique o currículo da empresa, seu registro perante a Junta Comercial da sua cidade, certidões nos cartórios de protesto, fornecedores e comissões anteriores que essa empresa tenha atendido.

2. Visitem a empresa prestadora do serviço, observando o nível de organização predial e funcional (é a imagem de como a empresa trabalha), atentando para a estrutura física e tecnológica que a mesma possui, além de seus colaboradores, buscando absorver informações cruciais que irão lhes auxiliar na tomada de decisão.

3. Exijam conhecer os representantes diretos e legais da empresa (aqueles que possuem total responsabilidade administrativa e gerencial da empresa), a presença dessas pessoas em algumas de suas reuniões para tomadas de decisão são fundamentais, uma vez que elas mostrarão interesse em atender sua equipe.

4. Observem atentamente cada cláusula do contrato, em caso de dificuldades de compreensão, exija da empresa, transparência para esclarecimento e se preciso, analise o contrato com auxílio jurídico ou de pessoas experientes.

5. Observem possíveis cláusulas de reajuste financeiro no contrato, principalmente em momentos de crise como a que o mundo vive no momento, ainda mais se for contrato de longo prazo, pois os valores que parecem viáveis no momento, lá na frente podem não ser mais e a empresa não poder honrar os compromissos.

6. Exija que todas as promessas feitas pela empresa, estejam impressas no contrato ou em termo aditivo, pois só assim a comissão terá segurança e tranquilidade no fechamento.

7. A última dica é simples, preocupem-se com os estudos e deixem que a empresa escolhida realizem a festa dos seus sonhos. Escolham a empresa certa.





Design, sua Formatura.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O primeiro passo para o sucesso




Ver um filho se formar, será sempre um sonho realizado para os pais. Esta etapa da vida concluída é representada tradicionalmente pela colação de grau. Este tipo de evento solene, repleto de protocolos e tradições, repete-se há anos, e além de emocionar parentes e amigos, tem por finalidade ainda maior, inserir e apresentar oficialmente, esses novos profissionais à sociedade.
Estudar mudanças neste campo é coisa muito séria, afinal, o propósito maior não deve ser modernizar somente, mas também aumentar a satisfação, a felicidade e a interação dos participantes, mantendo-se a sobriedade associada a um romantismo emocionado. Por isso, nossos eventos devidamente acompanhados passo-a-passo pelas comissões de formatura, são realizados de acordo com o perfil comum da turma, buscando satisfazer aos olhos e principalmente a alma da equipe de grandes profissionais que começam com glamour e com uma espetacular apresentação festival, a brilhante carreira profissional.
Persista formando! O sucesso lhe pertence... Design, sua formatura.